27 outubro 2007

Mapa da Internet
(clique na foto para ampliar)

O Projeto Dimes (The Dimes Project) fornece várias séries de dados importantes para a compreensão e descrição da estrutura da Internet. Utilizando dados recentes (fevereiro de 2007) deste projeto, Chris Harrison, doutorando no Instituto de Interação Homem-Computador da Universidade Carnegie Mellon (Carnegie Mellon University’s Human-Computer Interaction Institute), criou imagens que indicam como as cidades através do globo são interconectadas (pela configuração dos roteadores e backbones não-físicos). No total, há 89.344 conexões.

A imagem abaixo ilustra as densidades relativas das interconexões da Internet pelo Globo. Quanto maior o contraste maior é a quantidade de conexões. É claro que os EUA e a Europa estão consideravelmente mais conectadas do que, por exemplo, a América do Sul. Todavia note que isso reflete a densidade dos roteadores e backbones, e não o uso. Lembre que centenas de pessoas podem utilizar uma única conexão com a internet.

Adicionalmente, Chris Harrison criou mais três gráficos que mostram conexões de rede. Nas imagens a seguir a intensidade do contraste da borda reflete o número das conexões entre os dois pontos e apesar de não haver delimitações entre os países você pode orientar-se facilmente.

Nota: Nenhuma projeção foi aplicada aos dados geográficos. As latitudes e as longitudes foram arredondadas ao número inteiro o mais próximo e usadas em um sistema coordenado liso. Isto significa que a área de superfície planetária representada por cada ponto varia, enviesando como os dados (e as densidades - ponto e borda) são mostrados!

Para ver estas imagens em alta resolução acesse http://chrisharrison.net e recomendo também http://www.netdimes.org para obter mais informações sobre o Projeto Dimes (The Dimes Project).

[via brunoric]