12 outubro 2007

iVingança


A palavra da semana é bricked. Vem do inglês, quer dizer ‘tornar tijolo’. Quando você tanto mexe em seu computador – ou iPod, ou console de games ou seja lá o quê – a ponto de que a máquina não liga mais de não ter conserto, ela foi bricked. Virou peso de papel dos mais caros. Virou tijolo.

Alguns iPhones foram bricked esta semana.
Aconteceu assim: a Apple divulgou o primeiro update no software do telefone, que tapa uma série de vulnerabilidades do aparelho. A maioria dos problemas estavam no Safari, o browser, mas havia também um galho ou outro no email e um terceiro no protocolo bluetooth. Evidentemente, estes updates são naturais.

Nos EUA, os iPhones foram vendidos com contratos para a Cingular/AT&T, uma das operadoras de celulares do país. Nas semanas seguintes ao lançamento, alguns hackers desenvolveram produtos para destravar o iPhone, permitindo que operasse com qualquer operadora. E muitos usuários instalaram a modificação.

Quem modificou seu iPhone e fez o update do sistema se danou: o telefone sequer liga. Não apenas deixou de operar como celular, mas também não funciona para navegar pela internet via WiFi ou toca músicas como iPod. Sequer liga mesmo.

Conforme a palavra bricked começa a se popularizar pela imprensa americana, a Apple já havia anunciado que não se responsabilizaria por ninguém que hackeasse o iPhone. Quem o fez, correu risco por conta própria.
A Apple ganha um percentual da conta de telefone de cada usuário do iPhone, então tem interesse nesta parceria com a AT&T. Ainda assim, há um debate entre os analistas. A dúvida: a empresa detonou propositalmente os celulares hackeados ou foi sem querer?

Pode ter sido sem querer. Como a mudança que permite o uso de outras operadoras passa por modificar o modem do iPhone, como o update mexe no bluetooth, pode ser que algo desta modificação tenha inutilizado o aparelho. A preocupação, afinal, era consertar um problema nos iPhones normais e ninguém se preocupou com aqueles porventura modificados.
Ou então a Apple simplesmente puniu, mesmo, quem alterou o aparelho.
Quem modifica um aparelho digital o faz, sempre, por sua conta e risco. Mas a Apple deixou uma trupe de usuários frustrada – e estes não são quaisquer usuários. Este número – que varia entre 2% e 10% dos compradores dos iPhones, segundo as estimativas na praça – são os mais tarimbados tecnicamente.
Isto quer dizer o seguinte: são as pessoas, na família ou no escritório, que os outros procuram na hora de comprar um computador ou uma câmera digital ou um player de MP3.
Sempre que se faz algo contra o pequeno percentual de pessoas que manja muito de tecnologia, corre-se um risco grande. Dificilmente eles recomendarão um aparelho daquela marca novamente.

Certamente há um problema ético, aí.
Os grupos de hackers já estão trabalhando ininterruptamente. Até o fechamento desta edição, já haviam conseguido recuperar alguns iPhones, reinstalando a versão anterior do sistema. Mas ainda era uma recuperação parcial. Funciona como iPod, como computador de bolso. Como celular, não. É bem possível que consigam recuperá-los por completo. Essa turma é mágica.


Assim, periga que tudo vire um jogo de gato e rato, com no próximo update a Apple inutilizando mais uma penca de aparelhos e os hackers conseguindo reverter o processo indefinidamente. No meio do caminho, utilizando-se de uma estratégia de medo, por certo a empresa de Steve Jobs conseguirá dissuadir muita gente de tentar libertar seu iPhone.

Mas cá fica um gosto amargo que a Apple nos deixa.

[via link g1]
Firefox e seu cinto de utilidades

Faz tempo que o FireFox traz junto da navegação uma infinidades de ferramentas gratuitas para simplificar trabalhos ou simplesmente informar. São os Addons, ou complementos. Clique em Tools na barra de navegação e em addons (firefox em inglês). Aparecerá uma janela. Em seu canto inferior direito existe um link para a página onde você pode baixar esses complementos. Eu tenho vários instalados, desde dados metereológicos em tempo real que aparecem na barra de status (aquela lá em baixo) até visualizadores de miniaturas das páginas do Google, passando por programas de downloads e bookmarks.
Mas só baixando para entender. Vão aqui alguns que particularmente gosto e recomendo:
- Google preview (ver miniatura de links procurados)
- Forecasfox (metereologia)
- zoomfox (dá zomm nas imagens online)
- Gmail space (ou gspace - transforma seu gmail em um disco virtual)
- internotes (colocas postits em qualquer página para você fazer anotações, que permanecem quando você visitar essa página de novo)
- foxlingo (transferência via FTP para quem usa, direto do navegador),
e uma infinidade de outras.
ps: se não gostar do complemento, a desinstalação é simples e eficiente.

11 outubro 2007

Buscas diferenciadas

Vou montar este post pois alguns conhecidos meus me perguntaram se alguma coisa não é achada no Google, existe outra busca que pode encontrá-la? O Google tem o melhor engine de busca mas ele está perdendo terreno para o del.icio.us. Ele não pesquisa no banco web, e sim de favoritos postados por outras pessoas que tinha o mesmo interesse dessa pesquisa e acharam a resposta. Bem... imagine que mais pessoas tenham a sua dúvida. Quando acham a resposta eles publicam abertamente o endereço. A busca se torna mais específica. A classificação é feita através de TAGS (uma espécie de hierarquia de interesses ou palavras chave). Sei que se não encontro na web através do Google, vou direto no "delícius" (ou antes). É massa.

Clique aqui para conhecer.
Quantos Reais valem um Dólar das Bahamas?

Essa dúvida ou outra conversão de qualquer dinheiro para outro você encontra no coimill. Um site que pode te ajudar na hora de comprar online, em outro país. Em uma área determinada você pode converter diretamente a quantia desejada em um único cálculo.

clique aqui e calcule
Tudo o que você quer ouvir.

To com sono e cansado, portanto este é meu último post antes de dormir.
Achei um site legal de música. Nele você pode encontrar 99% dos artistas ou bandas que fizeram acontecer, (mundialmente ou pelo menos, na região deles). Este site habilita, após um breve cadastro gratuito, a reprodução sonora da música que você quiser podendo também, criar um playlist das bandas ou artistas que você mais gostar. Fique atento as estatísticas de preferência, por cada música. É show para que curte som.

Clique aqui para ouvir.
Arte na Paulista

Bem pertinho daqui (moro no interior) existe um polo cultural que deveria ser visitado sempre. Eu, particularmente só fui 4 vezes mas estou, assim que surgir oportunidade, voltando a visitar. É o MASP. um museu de arte que situa-se na Av Paulista onde estão expostas obras nacionais e internacionais de grande destaque. Fora exposições de grandes artistas que ocorrem periodicamente, possui um acervo próprio de obras (quadros, instalações e esculturas). Um local que deve ser visitado, de preferência aos domingos pois sob seu vão livre (o prédio em sí, já é uma obra de arte (niemeyer), possue o maior vão livre da américa latina e que abriga (aos domingos, de manhã) uma divertida feira de antiguidades. O valor da entrada eu não sei, mas não é caro e como meu falecido pai falava, "cultura não tem preço". Visite o site e acompanhe o que está rolando de novo.

Se você prefere um cineminha, impresione sua namorada e, quem sabe, você acaba gostando da verdadeira arte (ou de mais uma delas).

Horário de funcionamento
Quinta-feira, das 11h às 20h
Terça, quarta, sexta, sábado, domingos e feriados, das 11h às 18h.
(a bilheteria fecha com uma hora de antecedência)

Agendamento para grupos e escolas agendamento@masp.art.br

Ingressos
R$15,00 (inteira) e R$ 7 (estudante com identificação da instituição)
Entrada franca somente as terças
grátis para menores de 10 e maiores de 60 anos

Para ver, clique aqui.
Tal "pais", tal filhos

Imagine saber (teoricamente, é claro) como seria o filho do brad Pit com a Angelina? Ou seu filho com seu namorado? É essa idéia que o site Morph Thing tenta descobrir. Escolhendo duas fotos distintas você pode mesclar ambas para gerar um resultado. O site, através de duas imagens mistura suas principais características e mostra o resultado, aplicando as formas mais destacadas. Uma bricadeira que não deve ser levada a sério. Mas são hilariante algumas transformações. Escolha entre as fotos que fazem parte do banco de imagens ou faça um login e envia as suas. Muito divertido.
Para ver, clique aqui.
Artistas de plantão


Você nunca imaginou uma camiseta com aquela imagem que tanto adora? Ou saber se você tem uma veia artística para moda? Visite camiseteria e veja o que uma turma dedidaca e criativa está produzindo de estampas. Bem-vindo ao Camiseteria.com! Aqui você encontra camisetas modernas, de altíssima qualidade e acabamento impecável criadas pela nata dos novos designers brasileiros! E também pode participar da criação da nova coleção, divulgando seu trabalho e ganhando prêmios! Não perca tempo e faça a sua moda!

10 outubro 2007

Anti furto

Quer proteger seu iPod de furtos? Disfarce ele como um Zune, o impopular tocador da Microsoft. A (genial) idéia parece não passar de uma brincadeira, mas mesmo assim mostra a quantas anda o prestígio da empresa de Bill Gates no ramo da música digital. As capas sempre vêm no modelo Zune marrom, para garantir o "máximo de segurança anti-furto".

No site, também seria vendida uma capinha para esconder o iPhone na carapaça de Zune. Os criadores do 'dispositivo de segurança' dizem que 'o Zune é tão enorme, que sua capa pode abrigar um iPod, um saco de lanches e até um pequeno gato.

09 outubro 2007

Donwload para todos

A companhia de software Beatnik anunciou ter desenvolvido um sistema capaz de comprimir músicas até dez vezes mais do que o formato MP3 é capaz de fazer.

Segundo a empresa, isso tornaria o download de músicas muito mais rápido, permitindo até que fossem baixadas pelos celulares mais simples.

O projeto está sendo apresentado para operadoras e fabricantes de portáteis.

Multiplayer com um jogador só

O Twinno diz ser o primeiro jogo multijogador para uma pessoa só. Como assim?

O jogo é, teoricamente, uma disputa entre os hemisférios esquerdo e direito do cérebro do jogador. De um lado, é testada a capacidade matemática e de outro a visual. É difícil para chuchu e dá para se divertir.


[via blogfolha]

08 outubro 2007

Dança Renan

Se você, como toda a nação brasileira, já está cansado de ouvir falar do caso Renan Calheiros, que tal se divertir um pouco com a situação? Nada melhor para isso do que jogar um pouco, certo? Chegou a hora de ver o Renan dançar.

O jogo é simples: basta fazer o senador dançar. Seguindo o melhor estilo “Dance Dance Revolution”, basta usar as setas do teclados para acompanhar os movimentos que aparecem no jogo. Quanto mais movimentos perfeitos você fizer, mais pontos ganha. Seja rápido!

E o melhor: a nota final que dá é o presidente Lula. Já que tudo neste Brasil acaba em pizza, só nos resta fazer o Renan dançar (pena que é só aqui no game).

[via gameoz.org]

Para jogar este game, clique aqui

Propaganda em games

Marketing é a alma do negócio. Ela está em toda a parte, seja nos jornais e revistas ou até nos banheiros das baladas. Depois de vermos propaganda descarada nas novelas e filmes, publicidade dentro dos jogos parece ser uma nova e ótima alternativa.

Um artigo da Webinsider mostra que os anúncios em jogos estão trazendo ótimos resultados.
A Nielsen Entertainment entrevistou 600 jogadores de Need for Speed Carbon, em X360 e PC e os resultados da pesquisa foram impressionantes:

O reconhecimento de marca cresceu 64%; A predisposição para compra de carros dos anúncios aumentou 69%; A intenção de compra média, entre todas as categorias, subiu 41%; O recall aumentou 41%; O ad rating teve incremento de 69%;

Isso mostra que ações publicitárias em jogos são viáveis e pode se tornar uma inesperada fonte de receita para os desenvolvedores de games.

[via Webinsider]
MMOG Travian

Ano passado participei de um MMOG chamado Travian. Foi uma experiência que me deu nos nervos. O jogo tem o tema medieval, criado com base no sistema de feudo onde a produção de riquezas habilita o jogador a evoluir suas construções, produzindo cada vez mais. São duas as linhas de desenvolvimento; a militar onde a principal ação é criar exércitos e equipá-los para atacar outras aldeias e a econômica, onde através do comércio bem sucedidos de produtos adquire-se riquezas.

Escolha entre três tribos (romanos, gauleses ou teutões (germanos)), cada uma com suas particularidades e atributos.

Isso tudo acho que é básico para todos os jogos de estratégia mas este tem o diferencial de ser em português e ser jogado por um estilo de tempo de construção (essa parte que me deixou louco). Se você não equilibrar o aumento de produção com a criação de defesas e exércitos, antes de ficar pronto uma construção, ela pode ser destruída em um ataque (ai que raiva). Mas é legal.
O antes e o depois
Serão semanas, meses ou dias de diversão, dependendo de seu progresso ou fracasso, é claro. Vale a pena.
Mas lebre-se que o jogo não é de ação e sim estratégia. Não espere visuais estonteantes e gráficos lindos. O jogo é bem feito e bem cuidado, mesmo sendo simples.
Opa... esqueci de um importante detalhe. O Travian é grátis.

Clique aqui para jogar e boa pilhagem.