26 fevereiro 2008



Skulltrail. Uma placa mãe impressionante.

Skulltrail foi projetada para usuários entusiastas (”overclockers high-end extremos”), a Mobo Intel Skulltrail D5400XS terá sua produção limitada. A característica mais notável da Intel D5400XS e a possibilidade de colocar 2 processadores Quad Core de 45nm (totalizando 8 núcleos), e NVIDIA SLI.

Não é mais segredo. A placa-mãe que o mercado vinha esperando da Intel para uso em jogos finalmente foi revelada. O nome definitivo é “Dual Socket Extreme Desktop Plataform”. Ao contrário das composições placa x processador convencionais, a nova motherboard da Intel tem um único objetivo: exceder as necessidades de processamento de jogos, seja pela CPU, seja pela GPU.

Para isso, o protetor de overclocking foi removido. O usuário poderá forçar o processador, aumentando seu clock de processamento até um determinado limite. Durante a Campus Party, em São Paulo, uma equipe brasileira bateu o recorde mundial de overclocking. Mas para isso tiveram que usar artimanhas, como resfriamento do processador a alguns graus negativos. Por esse motivo, a empresa não estará dando garantia para queimas do processador em usos extremos.

Com a configuração completa, um PC equipado com esta placa poderá custar até US$ 10.000, dependendo da configuração, já que os processadores, por si só, já custam US$ 1.500 cada um, nos Estados Unidos.

A placa permite o uso de dois chips quad-core (quatro núcleos), oferecendo um total de 8 processadores. Quanto às placas gráficas, há a possibilidade de utilização múltipla. O usuário poderá instalar, por exemplo, duas placas simultaneamente, sejam Nvidia ou ATI.

Outra atividade que poderá fazer uso da super placa é a de processamento gráfico, que a exemplo dos jogos requer alta capacidade e rapidez.

Para saber mais, clique em www.intel.com.

[via planetech]