O acesso sem fio por pontos Wi-Fi está disponível em shoppings, aeroportos e até cafeterias. Os hotspots --como são chamados os pontos-- podem ser gratuitos ou pagos.
Mesmo com as questões de segurança, o acesso a redes Wi-Fi gratuitas pode ser irresistível para os donos de notebook --e as opções em cidades grandes aumentam.
O portal MSN tem um excelente serviço de localização destes pontos pelo mundo e pelo Brasil (hotspot.msn.com/web/SearchView.aspx).
Escolhendo o estado e a cidade, o usuário tem acesso a um mapa com os lugares de conexão em destaque.
No site, você escolha entre acessos pagos, gratuitos ou ambos. Na busca avançada, dá para escolher o tipo de serviço que oferece o ponto sem fio --bar, aeroporto, atração turística etc.
Apertando sobre o nome de uma localidade, é possível ver mais detalhes e até ordenar que o site determine uma rota a partir de um endereço escolhido por você.
Não use acento para escrever o nome do município. A função de código postal não funcionou com um número de CEP --utilizando esse critério, seria possível até encontrar um hotspot determinando uma distância máxima do CEP apontado pelo internauta. Pena. Mas a idéia é boa e esta ferramenta tem tudo para ser um sucesso.